Casa dos Caseiros

CASA-DOS-CASEIROS-2-popular-fachada

A CASA ABERTA

A casa dos caseiros surge de uma tentativa de atender uma encomenda privada de um projeto de habitação de interesse social a ser construído em steel frame e em grande escala, em algumas cidades do estado do Rio de Janeiro.

Após a não concretização deste plano pelo contratante, resolvemos adaptar o projeto para construção tradicional em blocos de concreto estrutural, sistema construtivo modular e de grande domínio por parte dos empreiteiros e construtores brasileiros. Meses depois veio a surgir a oportunidade de construirmos uma unidade deste projeto para abrigar a casa dos caseiros de uma propriedade em um bairro rural da cidade de Campinas.

Partimos então para uma construção experimental, onde o custo da obra não poderia superar os R$50.000,00, ou seja, algo em torno de R$700,00/m2. O objetivo: abrigar uma família de caseiros com dois filhos.

Inicialmente, determinamos que a casa de 3 quartos teria metragem de 70m2, suficientes para proporcionar mais qualidade de vida aos usuários (O Governo Federal tem entregue casas com aproximados 40m2 no programa Minha Casa Minha Vida).

diagrama-planta-modulacao-casa-caseiros-popular

A casa se resolve de forma muito simples, ao mesmo tempo que consegue garantir uma eficiente iluminação e ventilação natural nas áreas social e de serviço. Um pátio localizado de forma estratégica ao redor da cozinha, escritório e sala, traz luz e renovação do ar aos ambientes de maior permanência da casa. O pátio é a garantia de que mesmo com a casa geminada ao lado, o projeto não careceria dos recursos naturais necessários à salubridade dos moradores.

Além de cozinha, sala, pátio social e pátio de serviços, o projeto pode se adaptar a diferentes configurações internas:

3 quartos + wc + escritório ou

1 suíte + 2 quartos + wc.

diagrama-usos-casa-caseiro-popular

Duas importantes decisões foram tomadas a fim de reduzir os custos da obra: Eliminar a laje e o reboco externo e interno da casa. Em troca, uma textura de rolo, aplicada diretamente sobre o bloco e um sistema de forro de pvc juntamente com um telhado de fibrocimento fizeram a função ainda que de modo provisório do telhado sanduíche e laje. A localização do terreno com muitas copas de árvores ao redor, contribuem para que não haja aquecimento excessivo no interior da edificação.

diagrama-planta-casa-caseiro-casa-popular

A casa pensada para implantação de forma geminada, visa o resgate do convívio externo e do estímulo a interação entre os moradores de um mesmo bairro. Um requadro na fachada principal cria um extenso banco de alvenaria no recuo da calçada, configurando uma situação favorável ao convite de permanência. É quase uma tentativa de resgatar aquela cena das cidades do interior onde as pessoas colocavam as cadeiras na calçada e deixavam o tempo passar, olhando os filhos brincando na rua, quando essa era ainda palco de diversão entre as crianças.

Estimulados pelo notável aumento da qualidade de vida dos moradores no novo lar e pela dificuldade de acesso da população de baixa renda para contratação de um arquiteto que projete lares mais funcionais aliados a uma melhor estética, resolvemos transformar o projeto da “Casa dos Caseiros” em um projeto OPEN SOURCE. Disponibilizamos o projeto de forma gratuita em nosso site, como forma de democratização de ideias a serem consumidas, melhoradas e adaptadas pelas comunidades.

Acreditamos que a ideia de uma rede de bons exemplos projetuais passam a injetar no mercado maneiras de transpor barreiras econômicas e de distanciamento entre a figura do arquiteto e do cliente final. Carecemos de novas tipologias e melhores inserções urbanas, mais próximas as redes de oportunidade das cidades. Não obstante, é de fundamental importância que se tenham políticas públicas de incentivo a realização de concursos para concepção de novos e bons projetos para a construção de melhores cidades e talvez o mais difícil: Concretização dos projetos e não o seu engavetamento por parte dos órgãos públicos.

É importante frisar que adaptações devem ser pensadas principalmente em relação as diferentes zonas bioclimáticas dos diferentes estados brasileiros, sistemas construtivos, topografia normas e regulamentações das cidades a serem implantados.

diagrama-fachada-casa-aberta
diagrama-isometrica-casa-caseiros-popular

Seja na construção da casa isolada ou geminada, a ideia é dar liberdade aos artistas das ruas, ou aos próprios moradores e fazer da parede emoldurada uma forma de expressão artística que poderá conferir a autêntica identidade do lugar!

diagramas-01-isometrica-casa

Você pode fazer o download deste projeto gratuitamente!

Ao clicar em download você concorda que os projetos deste documento foram realizados para uma localização e normas vigentes específicas. O 24.7 arquitetura autoriza o uso dos desenhos como guia para o desenvolvimento de projetos residenciais, na medida que profissionais qualificados transformem ou adequem estes projetos às condições construtivas e normativas de cada lugar. O 24.7 arquitetura, NÃO assume nenhuma responsabilidade pelos projetos a serem construídos a partir deste modelo e NÃO concede o direito de usar a marca 24.7 arquitetura em sua propogação, comercialização ou qualquer outro produto relacionado.

By clicking download you agree that projects on this document were made to location and specific regulations. The 24.7 arquitetura allows the use of drawings as a guide for residential projects development by qualified professionals which can transform these to construction and regulatory conditions of each place. The 24.7 arquitetura DOES NOT assume any responsibility for the projects to be built from this document and DOES NOT grant the right to use the brand 24.7 arquitetura in marketing or any other related product.