Banca Nova

Arquitetura

Finalista

Local | São Paulo, SP

Ano | 2012

Arquitetura | 24 7 Arquitetura 

Equipe | Gustavo Tenca, Giuliano Pelaio, Inácio Cardona, Claudia Strutz e Diego Maricato

“…Pesquisa realizada por consultoria especializada em ponto de venda (PDV), apontam que as bancas estão se tornando cada vez mais um canal de conveniência…”

Revista digital dos estudantes da Cásper Líbero 20/04/2012

“A cada dia útil, uma banca fecha ou é ameaçada de fechamento na capital paulista, apontam números do Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo (SindjorSP)”

Contextualização

A lei que regulamenta as instalações das bancas em São Paulo é muito antiga (ano de 1986) e nunca foi alterada nem atualizada. Isso permite que se encontre uma série de brechas na legislação, as mesmas que estão sendo utilizadas para a cassação dos TPUs de bancas em diversas regiões da cidade.

Mesmo diante da era digital e de tanta concorrência, a banca de jornal ainda se configura como um ponto de referência nas ruas e praças das cidades de todo o Brasil.

O projeto da BANCA NOVA adota como partido arquitetônico, agregar novos valores e soluções através de novas estratégias de desenho e modernização de materiais, ao atual e já consagrado modelo tradicional de bancas de jornal.

Modernização de materiais / Sustentabilidade:

Vidro

Como elemento externo de fechamento, foi escolhido pela capacidade de proporcionar requinte e modernidade as “fachadas”. Além da possibilidade de uma gama de cores, é um material com baixa energia incorporada (18.50MJ/kg), 100% reciclável, anti-pichação e de fácil manutenção.

Lã de PET

Como isolante termo-acústico é um elemento fundamental para garantir que as trocas térmicas sejam diminuídas, proporcionando ao interior das bancas temperaturas muito mais agradáveis do que as externas.

ACM

Como elemento de revestimento interno proporciona maior durabilidade, atenuação termo-acústico e grande variedade de cores e acabamento, além da facilidade de limpeza e manutenção.

Cobertura Jardinada

Devido a grande incidência solar na cobertura, a Banca Nova contempla um sistema de cobertura jardinada alveolar de alta inércia, responsável por proporcionar conforto termo acústico ao interior da banca.

Placas Fotovoltaicas

4 painéis fotovoltaicos estão sendo propostos na cobertura visando garantir a produção de 260 w/mês para suprir a demanda de energia do proprietário da banca.

Sistema Construtivo

O sistema construtivo é bem simples, formado por um esqueleto metálico de pilares e vigas, pode ser montado e desmontado inúmeras vezes.
Os fechamentos laterais e superiores, visam atrelar além de um maior conforto térmico, segurança contra roubos, já que estes são bem estruturados e resistentes.

A ideia é que a banca já venha montada e somente seja descarregada no local da implantação.

 

MUM’S 

Módulos Urbanos Funcionais

Pesquisas recentes publicadas pelo sindicato dos Vendedores de Revistas e Jornais de SP (SINDJORSP), apontam que um grande percentual das bancas comercializam gomas e confeitos, bebidas refrigeradas e parte delas também oferecem serviços de fotocópia.

Embasados pelas pesquisas impressas e muitas entrevistas in loco com atuais proprietários de bancas, resolvemos propor que o nosso trabalho fosse além do projeto da BANCA NOVA.

Tendo em vista a enorme demanda por serviços nos grandes centros e ao mesmo tempo a ausência de equipamentos urbanos projetados para suprir essa realidade, o projeto da Banca Nova foi concebido com grande capacidade de flexibilidade para novos usos e atendimento a população.

Assim surgem os MUM,s Módulos Urbanos Multifuncionais que otimizam a estrutura padrão e criam uma rede de diversos equipamentos capaz de promover o desenvolvimento sócio econômico da região.

Através da flexibilização do layout, dos módulos de fechamento e das aberturas, os MUM,s poderão ter diversas configurações

Funcionamento Bioclimático / Conforto Térmico

O beiral gerado pela abertura da porta principal basculante, protege o interior da banca dos raios solares no verão.

Um conjunto de placas fotovoltaicas são responsáveis pela geração de energia elétrica e estão instaladas sobre a cobertura da banca.

A cobertura ajardinada dispõe de uma grande quantidade de massa térmica, o que garante um alto isolamento térmico proporcionando maior conforto térmico ao interior da banca

  1. Vidro de controle solar refletivo
  2. Lã de pet
  3. Câmara de ar (isolante termo acústico)

O ar aquecido no interior da banca é expelido por pequenas aberturas superiores

O conjunto de elementos que constituem os fechamentos externos possuem propriedades isolantes que barram a transferência de calor para o interior das bancas

A constante ventilação sob a base do piso evita a transferência de calor do chão para o piso e o interior da banca.

Opções de Fechamento

O projeto é muito flexível e possui inúmeras formas de fechamento e aberturas, o que lhe confere a versatilidade e possibilidade de atendimento a diversos serviços: módulos de banca com maiores áreas de exposição, bancas com serviços de fotocópia e várias aberturas ao público…
Desta maneira os proprietários dos Módulos Urbanos Multifuncionais podem adequar o atendimento da forma que lhe forem mais conveniente e lucrativa.

Porta de Fechamento 

Um dos grandes diferencias da fachada da Banca Nova, está na porta principal de fechamento, que quando aberta gera a proteção necessária contra as chuvas e o sol. Com sistema basculante e estrutura de chapa de aço revestida com alumínio composto (ACM), a porta ainda possui no seu miolo, isolamento térmico de lã de pet.
Quando fechadas conseguimos além da segurança, um aspecto mais contemporâneo do conjunto do módulo, diferentemente do que ocorre hoje com os beiras fixos do atual sistema das bancas de jornal.

5×2

Visando a acomodação das bancas em outros locais, foi pensado o módulo com as dimensões de 5x2m que poderia ser implantada em calçadas mais estreitas.