CCEE – Paraty | Institucional

CCEE – Paraty | Projeto Institucional

A Proposta

A proposta para o Centro Cultural de Eventos e Exposições (CCEE) de Paraty vai ao encontro da possibilidade de se trazer vitalidade de uso não somente nos dias de feiras e festivais, mas também nos dias em que o complexo não receba nenhuma atividade, o que é normal para projetos desta natureza.

O Projeto

O princípio ordenador do projeto consiste em um extenso pavilhão linear  “seccionado” por outros 3 pavilhões perpendiculares.  O volume mais linear se caracteriza como um grande foyer, já que recebe a todos os visitantes e organiza a distribuição a todos os outros espaços. Nele também se concentram outros usos de permanência, locais para exposições itinerantes, área de alimentação, banheiros, espaços administrativos e de apoio, lobby do Espaço Multiuso e os acessos verticais ao mezanino.

Pensamento Sustentável

O funcionamento independente dos espaços do CCEE – Paraty e sua integração junto a criação de novas praças, possibilitarão grande flexibilidade ao conjunto, permitindo, assim, a realização de diferentes eventos simultaneamente.

A disposição dos volumes no projeto possibilita grande permeabilidade aos ventos da região litorânea. Tanto as brisas marítimas quanto as terrestres adentrarão os espaços de permanência do pavilhão do foyer gerando uma constante ventilação cruzada.

Pensado de maneira a tornar o centro cultural auto suficiente em energia elétrica, um conjunto de painéis fotovoltaicos na cobertura e uma mini usina de energia eólica está sendo proposta nas imediações do projeto.

A forma mais linear da implantação dos edifícios, permitiu a criação de três novas praças no desenho da quadra e fazem parte do novo centro cultural. Conectadas à rua, ao bairro e à cidade, certamente trarão a possibilidade de qualificação de novas oportunidades públicas de lazer e permanência aos moradores e visitantes de Paraty.

A escolha da cor verde para o projeto faz alusão ao constante uso do tom em janelas e portas de importantes edificações históricas da cidade de Paraty, além de ser muito característico na coloração do seu mar.